terça-feira, 17 de março de 2015

COSMOS: Uma Viagem Pessoal


O MÉTODO CIENTÍFICO é tão poderoso que em meros quatro séculos nos levou da primeira visão de outro mundo que Galileu teve através de um telescópio para deixarmos nossas pegadas na lua. Nos permitiu olhar através do espaço e do tempo, a descobrir onde e “quando” estamos no cosmos.”  - Neil DeGrasse Tyson, Cosmos (2014), 1º episódio.

Apresentada pelo mundialmente reconhecido astrofísico Neil deGrasse Tyson. Cosmos: Uma Viagem Pessoal é uma conhecida minissérie de 1980 que apresenta uma série de temas científicos, desde a origem da vida até o futuro da humanidade. Ela é apresentada por Carl Sagan, o famoso astrônomo que ajudou a popularizar a ciência. 
Cosmos foi vista por pelo menos 500 milhões de pessoas em 60 países diferentes, incluindo o Brasil… e sua continuação está também agora no Netflix.
A minissérie ganhou uma versão atualizada, com treze novos episódios apresentados por Neil deGrasse Tyson, o aclamado astrofísico e discípulo de Sagan.


No primeiro episódio, deGrasse Tyson faz um tour pelo sistema solar, explica o calendário cósmico e reconta a história de Giordano Bruno, o renascentista italiano cuja visão do universo foi essencial para compreendê-lo.
deGrasse Tyson explica qual é o objetivo da nova série:
“[Cosmos] quer pegar a ciência que está por aí, e conectá-la a você e aos elementos do universo”, disse ele. “Trata-se de mostrar por que a ciência é importante para você. Até o final da série, nós gostaríamos de criar uma rede com você no centro, de modo que agora você conhece e compreende o seu lugar no universo. Isso é o que chamamos de perspectiva cósmica.”

A ideia da minissérie está circulando desde 1996, ano em que Carl Sagan faleceu. Sua esposa, Ann Druyan, se reuniu com deGrasse Tyson e produtores do Cosmos original para criar uma nova versão, com apelo para um público ainda maior. Desde 2009, eles contaram com a ajuda fundamental de Seth MacFarlane, responsável pelo desenho Uma Família da Pesada e pelo filmeTed – a minissérie foi aprovada dois anos depois.

Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo está sendo transmitida para milhões de lares em 180 países ao redor do mundo pelo Canal National Geographic. Nos EUA, mais de 12 milhões viram o primeiro episódio. Posso lhe garantir que é imperdível e eu e mais milhões estamos assistindo também a conta-gotas no Netflix, enquanto chega nova temporada.


 E para já começar aquecendo, confira a série original, especialíssima, com Carl Sagan. 
ASSISTA: Episódio 1 - Os Limites do Oceano Cósmico - O 1° capítulo da série Cosmos nos tempos da “guerra fria”.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...