sábado, 28 de maio de 2011

O Porta-voz do MILLENIUM.

(clique e amplie a caricatura)
As sete pérolas de um cordão mal-ajambrado
por Wedencley Alves
Para o jornalista "bissexto", ser de direita é ser racista, homofóbico e defensor da tortura. Sem querer, Guilherme Fiúza explica em suas próprias palavras porque ninguém se assume de direita neste país.
E veio de onde menos se esperava a pior definição do que é ser de direita.  Sinceramente, acredito que esta vertente ideológica não merecia tamanha injustiça...
Imagino que qualquer um com um pouco de discernimento acredite que há um pensamento  de direita que não se  preste, necessariamente, ao reacionarismo, racismo,  à homofobia ou defesa apaixonada de torturadores.
Dizer que todos aqueles que sustentam a bandeira do livre mercado, da propriedade privada  ou , mesmo, se conformam com a assimetria econômica e política entre grupos sociais, fazem eco às opiniões de um Jair Bolsonaro da vida, é acreditar realmente nos próprios estereótipos expelidos por um senso comum esquerdista.
Mesmo os mais conservadores dos nossos jornais - uma redundância concessiva, diga-se de passagem - não receberam bem as palavras de Bolsonaro. Não parece que Marinhos, Frias e Mesquitas tenham se convertido de uma hora para outra em patrulheiros de esquerda.
Algumas passagens de um texto do autor reproduzido em alguns sites botinudos por aí são uma ducha de água fria para quem tem a sincera esperança de que pode haver vida inteligente em qualquer vertente ideológica.
Guilherme Fiúza sai em defesa de Bolsonaro e se indigna com o fato de que negros e gays se sentiram mal com as estripulias verbais do deputado. Não usou da mesma  tolerância com o outro deputado polêmico, o Tiririca: crimes gramaticais doem mais, para o jornalista, que a defesa da tortura.
Sem nenhuma palavra em solidariedade em favor da vítima direta das agressões,  a cantora Preta Gil, Guilherme Fiúza se irrita porque muita gente ficou irritado com tanta insensatez vinda de um representante parlamentar.
Misturando jiló com tapete persa, Fiúza tenta convencer o seu leitor lançando mão de bandeiras e frases prontas. Para o jornalista "bissexto", ser de direita é ser racista, homofóbico e defensor da tortura. Sem querer, Guilherme Fiúza explica em suas próprias palavras porque ninguém se assume de direita neste país...
LEIA MAIS DO DEBOCHE  AQUI 
E MAIS, NO  MUITO ALÉM DO DEBOCHE 


@@@@@



GUILHERME FIUZA NA WIKIPEDIA - http://pt.wikipedia.org/wiki/Guilherme_Fiuza


Ora direis, mas, só isso?! Como só isso? Seu extenso currículum só está nessa magnitude por causa do tamanho do título do livro “Meu nome não é Diogo Mainardi, porra!”, que sempre é citado acrescentando-se o nome do filme “Meu nome não é Diogo Mainardi, caralho!” Agora, some-se a isso o título do livro que você tem que ler antes de morrer... Amazônia, 20º Andar: De Ipanema para o topo do mundo, uma jornada na trilha de Chico Mendes ...

(João de Deus Netto - Caricaturista e blogueiro deste JenipapoNews.) 



A OAB DE RAIMUNDO FAORO



RAYMUNDO FAORO, NOSSO AMIGO
Maria Victoria Benevides 

Modéstia à parte, Raymundo Faoro foi um dos nossos. O consagrado autor de Os Donos do Poder era, sim, “da casa”: mestre, crítico, conselheiro, colaborador, amigo de todos nós, os pais (e mães!) fundadores e os continuadores do CEDEC.
Pouco presente em pessoa, era uma referência constante; o grande historiador, jurista e sociólogo, mas também o publicista notável, que sempre acompanhou, com sua pena certeira e suas intervenções públicas, a vida política da nação. É bem conhecida sua brilhante atuação quando presidente do Conselho Federal da OAB (1977-1979). Aliás, a OAB adquiriu um prestígio extraordinário, como fonte e voz da sociedade civil, graças a ele. Tornou-se um dos principais representantes dos que lutaram contra a ditadura, sendo
interlocutor dos políticos e dos militares, que nele reconheceram um adversário lúcido, corajoso e livre de qualquer projeto político pessoal. Sempre ficou claro, para todos que o conheceram, sua completa falta de ambição para cargos e honrarias. É importante destacar este dado de sua personalidade, pois não foram poucos os que atribuíram ao seu dinamismo à frente da OAB objetivos políticos menos nobres, como ser nomeado ministro da Justiça ou membro do STF num futuro governo democrático. Os fatos provam que ele nada quis, nem abandonou suas trincheiras de luta contra os arrivistas da “transição transada”.
Quando Luiz Inácio da Silva foi à sua casa convidá-lo para ser vice (campanha de 1989), Raymundo recebeu-o de braços abertos e adega fidalga (gostava muito do líder petista, com quem manteve relações de mútua admiração e amizade até o fim). Mas ponderou: “Lula, sou um homem preguiçoso e amante das boas coisas da vida. Aceitaria, de bom grado, uma embaixada em Viena...desde que vitalícia”.

Apesar de participar, junto com Mino Carta, seu fraternal amigo, das revistas  IstoÉ/Senhor, Carta Capital e do excelente e efêmero  Jornal daRepública, era pouco presente em São Paulo. Detestava deixar o Rio de Janeiro, onde morava – com fino gosto (e entre montanhas de livros e vídeos de teatro) –, debaixo do Cristo Redentor, com quem, dizia, muitas vezes “acertava as contas”, o coração pesado de ira et studio. O bairro chama-se Cosme Velho, escolhido como se Raymundo Faoro quisesse também os ares bucólicos de seu querido Machado, sobre o qual escreveu a obra prima Machado de Assis: A Pirâmide e o Trapézio (livro pouco lembrado, o que é uma lástima). Aliás, como o velho bruxo, Raymundo tinha o horror de ser “medalhão”. Aceitava nossos convites, no CEDEC ou na USP, mas avisava: estão proibidas as louvações.



Maria Victoria Benevides é socióloga e professora titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP)

FAORO ANALISA A 
SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA


RAIMUNDO FAORO  HISTORIADOR 



OAB, MINHA CASA MINHA VIDA!

(clique na ilustração e amplie)

MNBD-Brasil fala de ética a Ophir Cavalcante


Há quem diga, que o senhor Ophir Cavalcante, está confundindo a OAB com o projeto do governo, minha casa minha vida, onde a OAB é sua casa e a presidência é o ar que ele respira.
Outro fato interessante que vem ocorrendo é o numero expressivo de políticos, juízes, promotores, procuradores e até mesmo dirigentes e membros da OAB que vem se manifestando contra o exame de ordem, principalmente de advogados que, não só vem se manifestando contra o exame de ordem, como também estão se juntando ao MNBD (Movimento Nacional dos Bacharéis em Direito) e se colocando a disposição do movimento para que se cumpra a constitucionalidade.

È muito comum no mundo acadêmico e até mesmo entre advogados, ouvir que a OAB seria o quarto poder, mas parece que o senhor Ophir Cavalcante está descobrindo que são apenas três, que existem mais Vladimir Souza Carvalho pelo país e que os bacharéis não são tão incompetentes quanto parece perante um exame tão mal elaborado, tão confuso, cheios de pegadinhas e maus exemplos, como é o exame de ordem.

Talvez, o senhor Ophir Cavalcante, não tenha notado que, independente do exame de ordem ser inconstitucional, esse senhor mexeu com o brio de muitos brasileiros que se sentiram ofendidos com suas declarações, entre eles, profissionais da área do Direito que foram desrespeitados dentro de suas atribuições.

Com tudo, democraticamente, os bacharéis em Direito vem se unindo e se organizando por todo o país, não para discutir opiniões se o exame de ordem é bom ou ruim e sim  para exigir que se cumpra a lei maior, a Constituição Federal.



Nova logomarca da Ordem, segundo a concepção do novo proprietário.

Caricatura e logomarca: João de Deus NETTO - jenipaponews.

domingo, 22 de maio de 2011

A Pedrada da Vez...

(clique na ilustração e amplie)

- "Essa música eu fiz em parceria com Pedro Malan, André Lara Rezende, Persio Arida , Francisco Lopes, Luis Carlos Mendonça de Barros, Arminio Fraga, Ricardo Sergio e principalmente Daniel Dantas ..."

"Eu sei que vão censurar
O meu proceder
Eu sei mulher
Que você mesma vai dizer
Que eu voltei prá me humilhar
É, mas não faz mal
Você pode até sorrir
Perdão foi feito
Prá gente pedir
Perdão foi feito
Prá gente pedir..."

DOM JOÃO VI, PAULO MALUF, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO,ZÉ DIRCEU, ZÉ SARNEY,JOSÉ SERRA, ARRUDA DELÚBIO SOARES, JOAQUIM RORIZ, RENAN CALHEIROS, ZÉ SARNEY,KASSABI, YEDA CRUSIUS, NEWTON CARDOSO, JOAQUIM RORIZ, SÉRGIO NAYA, NICOLAU DOS SANTOS NETTO, ADEMAR DE BARROS, ZÉ DIRCEU, HUGO NAPOLEÃO, JOSÉ SARNEY,GENEBALDO CORREA,PAULO SALIM MALUF, RAIMUNDO CARDOSO, ÍRIS RESENDE, INOCÊNCIO DE OLIVEIRA, ROMERO JUCÁ, CELSO PITTA, DIVALDO SURUAGY, AMAZONINO MENDES, ORESTES QUÉRCIA, LUIZ ANTÔNIO FLEURY FILHO, CÉSAR MAIA, ANTONY GAROTINHO, ROSINHA GAROTINHO, ÁLVARO LINS, IBSEN PINHEIRO, ANTÔNIO ROGÉRIO MAGRI, FERNANDO COLLOR DE MELLO, ZÉLIA CARDOSO DE MELLO, ROSANE COLLOR, JOÃO DE MELO ELEUTÉRIO, EURICO MIRANDA, ELÓI BRAZ SESSIM, GILBERTO MESTRINHO, JOSÉ IGNÁCIO FERREIRA, JOSÉ CARLOS GRATZ, JOSÉ ARTHUR GUEDES TOURINHO, MÃO SANTA, JORGE MURAD, JOSÉ CARLOS DE CASTRO MARTINEZ, SIQUEIRA CAMPOS, JAIRON BARROS NEVES, RICARDO FIUZA, EZIO FERREIRA, RONALDO ARAGÃO,ZÉ SARNEY, GILMAR MENDES, AÉCIO NEVES... OS DIRETÓRIOS DO PSD,UDN,PFL, 
ARENA, (P)MDB, PDS,PSDB, DEMO,PT,PP,PPS,PQP,PRN,PSOL,PQP,PTC, PSC, PQP...

Continua a semana que vem logo após a DIVULGAÇÃO das pesquisas de popularidade LULA / DILMA; Balança Comercial, Exportação, Índices de Empregos,Feirão da Casa Própria, PAC, Balança Comercial, Salário Mínimo, IBGE/POBREZA, Enem, Comparativo Inflação, Queda tiragens Jornais, Revistas, Queda Audiência do JN, Fantástico, RECORD chegando, BOLSA EDUCAÇÃO, Início das OBRAS nos AEROPORTOS, PRISÃO DE TRAFICANTES NO RIO, KIT GAY...  


Caricatura e montagem microfone: João de Deus NETTO


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...