segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Oscar Niemeyer festeja 104 anos...

Para festejar seus 104 anos no último dia 15 de dezembro, o célebre arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer decidiu fazer o que mais gosta: trabalhar em seu ateliê de janelas amplas diante da praia de Copacabana.

O aniversário coincide com a saída do número 11 da revista "Nosso Caminho", uma publicação trimestral consagrada à arquitetura e às artes em geral, na qual presta homenagem ao poeta, cantor, compositor e pai da Bossa Nova, Vinícius de Moraes, que foi seu amigo próximo, em vida.

A foto da mesquita de Argel, atualmente em construção, um projeto saído da mesa de desenho de Niemeyer, ilustra a capa de "Nosso Caminho", que ele edita com sua esposa Vera Lucia, com quem se casou aos 98 anos.
Embora repita com frequência que "ter mais de 100 anos é uma merda", Niemeyer já recebeu um presente de aniversário: una escultura denominada "Laura", criação do caricaturista Lan e esculpida em bronze pelo artista Marcos André.

Mas Niemeyer também recebeu uma notícia ruim: o fechamento do Complexo Cultural de Avilés na Espanha (foto), inaugurado no ano passado.
A "praça aberta ao mundo" imaginada por Niemeyer fecha suas portas porque o governo de Astúrias acusa os administradores de gastos excessivos.


Admirado pela força de sua criação e longevidade, Niemeyer vai todos os dias a seu ateliê, apesar dos problemas de saúde dos últimos anos: fraturou a pélvis e, no ano passado, foi hospitalizado várias vezes, inclusive por um câncer de cólon.

O arquiteto, um comunista de carteirinha, também encontra tempo para participar das reuniões da revista que criou para "falar com a juventude".
Da revista, escrita em português, espanhol e inglês, faz parte o caderno "Explicação necessária", onde Niemeyer escreve sobre o processo de criação de suas obras.


Museu de Arte Contemporânea (Niteroi,RJ) e Museu Oscar Niemeyer (Curitiba PR).

Nascido no dia 15 de dezembro de 1907 no Rio de Janeiro, o arquiteto concebeu mais de 600 projetos arquitetônicos em todo o mundo. Ainda dirige vários, como a renovação do Sambódromo no Rio de Janeiro, adaptando-o aos Jogos Olímpicos de 2016 na cidade.




Em agosto passado, Niemeyer, que revolucionou a arquitetura moderna com curvas sensuais inspiradas, segundo ele, "no corpo da mulher brasileira", disse à imprensa que ainda há coisas que gostaria de fazer, como um "belo projeto para Copacabana".
"Uma vez me perguntaram o que pensava da vida. Respondi: enquanto houver uma mulher perto, que aconteça o que acontecer!", brincou Niemeyer, também autor da letra do samba "Tranquilo com a vida", uma canção otimista sobre um morador de uma favela que tem a esperança de um futuro mais justo.

3 comentários:

Prof. Cineas Santos disse...

João de Deus: elogio não paga aluguel nem põe comida na mesa de ninguém, mas vossa mercê tem feito mais pela cultura brasileira do que muitos secretário empoleirados em cadeiras cocnfortáveis. Sua capacidade de trabalho é extraordinária. vc divulga, com inteligência, o que merece ser divulgado. Por falta de coisa melhor (caraminguás), receba o meu melhor abraço. velho ancião, Cineas Santos.

Salgado Maranhão - R. de Janeiro disse...

João de Deus, eu quero tornar minhas as palavras do prof. Cineas Santos a seu respeito, sua incansável abnegação em prol do belo e do justo, chega a ser comovente. E o que é melhor: a qualidade do seu trabalho anda par e passos com o seu desejo. Receba meus votos de Feliz Natal e um Ano Novo cheio de vitórias. Abração, Salgado Maranhão.

Raimundo Silva disse...

O grande homem, que já viveu mais de cem anos, ainda continua vivo pela sua capacidade e habilidade para as coisas de sua profissão. Todos nós brasileiros, sabemos que ele encanta o mundo com a sua pena, com o seu desenho. Ele é célebre, a história do Brasil sempre lhe agradecerá. Parabéns, pela sua idade, o Brasil agracece ao Senhor, Grande Brasileiro. Os meus netos, hoje e eu mesmo agradeço-lhe pelo Senhor estar e ter existido.
O senhor é imortal.

Raimundo Nonato Pereira da Silva.
do Nordeste do Brasil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...