segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O timaço do eu sozinho futebol clube não existe mais...



Assisti a uma mesa redonda na televisão, onde o tema era a decadência do futebol brasileiro, tipo de assunto que empolga todo mundo, infelizmente só quando somos derrotados fragorosamente como o Santos foi derrotado no Japão.

Copa de 50, contra o Uruguai, Copa de 54, contra a Hungria, Copa de 66, contra Portugal, 74 contra a Holanda, 82, contra a Itália, 86, contra a França, 90, contra a Argentina, 98 e 2006, contra a França, ano passado, contra a Holanda. Cada uma dessas derrotas significou uma preocupação muito grande em se entender porque se perdeu porque não se ganhou, quem foi o culpado, e por aí, vai... é um momento único na história do nosso futebol.

Minha porção comentarista de futebol (quem não é, pergunto eu?) diz que o futebol brasileiro jamais conseguirá jogar como jogavam/jogam os holandeses, franceses, alemães e espanhóis, ou seja, baseando sua força nessa coisinha difícil para nós, povinho individualistazinho que só nós mesmos, que é o conjunto, o jogo coletivo.

O Barcelona tem Messi, um craque fenomenal, mas Messi quando perde um gol como perdeu contra o Santos, sai correndo atrás da bola e do jogador adversário que tem a sua posse;  pra mim foi o momento mais significativo, ainda no primeiro tempo, Messi tentando recuperar a bola depois de ter perdido um gol. Ou seja, ele é o maior jogador do mundo, mas não se comporta como se fosse um perna de pau desses que a nosso mídia endeusa hoje e esquece amanhã...

Desde 1938, quando fomos o terceiro colocado, a seleção brasileira vive de Domingos da Guia e de Leônidas da Silva, Ademir Menezes  e Zizinho, Julinho e Didi, Pelé e Garrinhcha, Jairzinho e Rivelino, Zico e Sócrates, Ronaldinhos e Kaká. Conjunto mesmo, nunca deu título nenhum ao Brasil. É cultural, como diz o outro idiota. Nosso jogador é o melhor jogador do mundo, disparado, mas bote esse pra jogar para conjunto que eles não conseguem. O Brasil só ganha e só ganhará por obra e graça desse talento individual.

Vão tentar imitar o estilo do Barcelona, mas não pega...

Zeferino Neto (ZAN)ex-cartola, ex-meio de campo, dramaturgo, blogueiro...
Caricatura/montagem: João de Deus Netto - Jenipaponews

5 comentários:

Júlio César Guedes disse...

pior do que isso é você ver gente que nada entende de futebol com espaço na midia esportiva . eles são , em tese , formadores de opinão , onde o brasileiro , por absoluta falta de instrução , acredita em tudo que o cara fala, vide neto da band, thiago leifert , entre outros , que nada viram e opinam , e mais , estão para prestar deserviço , além de atender desejos de empresários , o famoso jaba e ganhar algum em cima . e tem o tal de ibope que precisa de alguém que seja " idolo "

roberto spini disse...

AINDA BEM QUE FOI O HISTÓRICO E GRANDE SANTOS.SE FOSSE “OUTROS”,TERIAMOS MEIA DUZIA A UMA DUZIA.GRANDE LIÇÃO PARA TODOS OS TIMES DO FUTEBOL BRASILEIRO.E A SELEÇÃO,SE LUTAR,PODE CHEGAR EM TERCEIRO OU QUARTO LUGAR,O QUE SERA MUITO HONROSO,COMO O VICE DOS MENINOS DA VILA BELMIRO.E NÃO ME VENHAM COM ITAQUERÃO,ENGENHÃO,MINEIRAO E OUTROS “”AO”" FALIDOS E MAL CRIADOS…

Oswaldo disse...

Acho melhor baixar a bola, caso contrário a vergonha será maior.
O histórico Santos, é histórico, o atual não viu a côr da bola. Baixaram a crista do Neimar.

Leoncio disse...

Sou flamenguista, acreditava muito no Santos, mas agora vi que esse jogo mudou muito meus conceitos sobre o futebol brasileiro, quem deveria temer seriam eles e não nós, pois somos páis do futebol, pra quê tanto respeito assim pelo maldito Barça, pareceia um jogo de Play2 PES11, é pessoal acho que somente o Internacional mesmo, por mais que não esteja 100% não entregaria o jogo desta forma. Quando o santos fazia uma falta, só faltava beijar na boca os jogadores do Barça pedindo deculpas, que perdesse pelo menos lutando brigando pela bola e não assim. Que fiasco.

zanzando na rede disse...

Amigos, eu sou tão velho que vi o melhor Santos jogando:Gilmar, Carlos Alberto, Mauro, Orlando e Rildo;Zito e Mengálvio;Dorval, Coutinho, Pelé e Abel. Quem viu isso ai pode morrer dizendo que viu jogarem futebol... O resto é resto...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...