domingo, 16 de outubro de 2011

A Universal do Reino do Edir...

(clique e amplie)
O Ministério Público Federal em São Paulo denunciou o bispo Edir Macedo Bezerra, chefe religioso da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), por montar, com mais três dirigentes da igreja uma quadrilha para lavar dinheiro da instituição. Os valores seriam remetidos ilegalmente do Brasil para os Estados Unidos por meio de uma casa de câmbio paulista entre os anos de 1999 e 2005.
A denúncia demonstra que a IURD só declara ao Fisco parte do que arrecada junto aos fiéis, apesar de a Igreja ter imunidade tributária ¿ benefício concedido no art. 150 que prevê imunidade do patrimônio, da renda e dos serviços dos templos de qualquer culto. Somente entre 2003 e 2006, a Universal declarou ter recebido pouco mais de R$ 5 bilhões em doações, mas, segundo testemunhas, esse valor pode ser bem maior.
Também são acusados o ex-deputado federal João Batista Ramos da Silva, o bispo Paulo Roberto Gomes da Conceição, e a diretora financeira Alba Maria Silva da Costa.
Segundo a denúncia, o dinheiro era obtido por meio de estelionato contra fiéis da IURD, através do "oferecimento de falsas promessas e ameaças de que o socorro espiritual e econômico somente alcançaria aqueles que se sacrificassem economicamente pela Igreja".
Os quatro também são acusados do crime de falsidade ideológica por terem inserido nos contratos sociais de empresas do grupo da IURD composições societárias diferentes das verdadeiras. O objetivo da prática seria ocultar a real proprietária de diversos empreendimentos, a IURD.
Apesar de os fatos denunciados remontarem ao período entre 1999 e 2005, a denúncia cita outras suspeitas de montagem do esquema milionário de envio de dinheiro para o exterior e a criação de empresas de fachada, cujos recursos foram empregados na aquisição de empresas de comunicação.
o advogado Antonio Sérgio Moraes Pitombo, que defende a Igreja Universal do Reino de Deus, disse que as denúncias apresentadas pelo Ministério Público Federal são alegações antigas. No dia 1º de setembro o bispo  Edir Macedo, o ex-deputado federal João Batista Ramos da Silva, o bispo Paulo Roberto Gomes da Conceição e a diretora financeira Alba Maria Silva da Costa foram denunciados por lavagem de dinheiro  e formação de quadrilha pelo MPF baseado em um processo do MP de São Paulo.
Para o advogado, essa denúncia tem “efeito midiático”. “Essas denúncias que vêm assim, com publicidade, são para efeito midiático. Essa é uma ação que é repetição de uma que já foi discutida no Tribunal de Justiça de São Paulo. É um assunto velho sendo requentado”.

Fonte: Portal Terra
Caricatura: João de Deus Netto - JenipapoNews

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...