terça-feira, 6 de abril de 2010

Pesquisa Data/Chico...

(Clique na foto para ampliar)

SOBRE AS PESQUISAS ELEITORAIS
Dodó Macedo

É a tal coisa: o sujeito não acredita em pesquisa eleitoral mas não deixa de dar uma olhada na dança dos percentuais.
No momento, Datafolha e Vox Populi se digladiam na corrida presidencial: a primeira divulgou números destoantes da tendência até então observada, falha detectada pelo Vox em pesquisa posterior. Ambos os institutos, claro, sustentam a pertinência de seus números.
Tudo isso acontece no universo da pesquisa estimulada, em que o pesquisado é confrontado com uma lista contendo nomes de (pré) candidatos.
Mas há quem só ligue mesmo para os números obtidos a partir da pergunta: 'se a eleição fosse hoje, em quem você votaria?'. É a pesquisa espontânea, estranhamente desprezada pela grande mídia.
Vale registrar as espontâneas mais recentes: IBOPE: Dilma 14% X 10% Serra; Datafolha: Dilma 12% X 8% Serra; Vox Populi: Dilma 16% X 12% Serra.
As espontâneas parecem pertinentes...

A REVISTA ÉPOCA DA GLOBO JÁ TINHA CAPA PRONTA PARA SAIR NO SÁBADO, DIA 10/03,  APÓS A FESTA DE LANÇAMENTO DO "BOMBEIRO" TUCANO DO RIO. É SÓ CONFERIR NA INTERNET OU NAS BANCAS:


NOS COMENTÁRIOS:

Lucas Strapazzon disse...
Não foi preciso nem o dia seguinte pra dor de cabeça do PSDB voltar, e bem mais forte. O alemão de Santa Catarino e um dos donos do DEMO, o Bornhauser, disse ali mesmo no evento, que o partido só abre mão de Vice se for para o Aécio do Pó Neves(sobrenome verdadeiro é Cunha), fora disso eles vão exigir esta vaga. O problema é que no DEMO não tem nenhum que não esteja envolvido com a justiça por corrupção, fraude, privataria, pedofilia, 171, charlatanismo, vigarice, tráfico de armas, contrabando...Está tudo no site da tal Transparência. Aguenta!

Dodó Macedo é escritor/cartunista/advogado.
Fotocharge: João de Deus Netto

Jornalistas são pesquisados...


Governo Lula é aprovado por 92% dos jornalistas

O estudo “A cabeça do jornalista: opiniões e valores políticos dos jornalistas no Brasil” mostra que o governo Lula tem aprovação de 92% dos profissionais de imprensa. A pesquisa foi realizada com 212 jornalistas de mais de 70 veículos distribuídos em 42 municípios de 23 estados.
Os entrevistados também avaliam que a imprensa faz uma cobertura justa do governo. Para 45% deles, a mídia é adequadamente crítica, contra 34% que a consideram complacente e 18%, crítica em excesso.
O estudo também avaliou a percepção dos jornalistas sobre a atuação do Congresso Nacional: 73% dos pesquisados consideram o trabalho desenvolvido pelos parlamentares como ruim ou muito ruim.
O levantamento avaliou o posicionamento político dos profissionais de imprensa do País. 52% declararam preferência pela esquerda ou centro-esquerda, contra 23% de centro e 12% de centro-direita ou direita. 13% preferiram não se posicionar.
O pertencimento a partidos políticos também foi questionado. Dentre os pesquisados, apenas 15% declararam identificação com alguma legenda. Destes, 48% identificam-se com o PT, 25% com o PSDB. A lista segue com PC do B, PSol, PDT, PMDB e PV.
Sobre a situação da imprensa, 74% dos pesquisados afirmaram que o jornalismo brasileiro está na direção correta. Entretanto, existem problemas a serem enfrentados. Os mais citados no estudo foram a baixa atenção dada a temas complexos, falta de contato dos jornalistas com seus públicos e a redução dos assuntos cobertos.
A pesquisa foi publicada na revista Comunicação & Política volume 27 e está disponível aqui neste link:
http://www.cebela.org.br/site/baCMS/files/338501ART1%20Daniel%20Marcelino.pdf
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...